17 de fev. de 2010

Kiko Loureiro



O guitarrista Kiko Loureiro, nascido em 1972 no Rio de Janeiro, não é por acaso um dos melhores músicos do país. A dedicação integral à música começou cedo: desde os onze anos vem desvendando os segredos das seis cordas. Nesta época decidiu-se pelo violão por mero acaso. Sua irmã por não querer fazer a aula de uma hora de duração, com o professor que vinha em domicílio, pediu para que Kiko dividisse o horário. É por esta razão que Kiko apesar de ser canhoto, toca como destro.

Foi por dois anos que o Professor Pedro ensinou os primeiros acordes e as primeiras peças de violão à Kiko.

Adolescente roqueiro, Kiko quis aprender guitarra. Ganhou sua primeira guitarra aos treze anos, uma Giannini modelo SG preta, e um amplificador cubo também Giannini. Foi então, aprender os solos e riffs que ele tanto desejava, de guitarristas como Eddie Van Halen, Jimmy Page, Jimi Hendrix, Randy Rhoads, etc.

Aos dezesseis, já levando bem a sério o estudo da guitarra, Kiko vai estudar no IGT (antigo) e lá tem a oportunidade de conhecer o mestre Mozart Mello, com o qual estudou durante cinco anos.

Foi neste período que Kiko começou a tocar profissionalmente nas casas noturnas de São Paulo. Suas duas principais bandas nesta época, foram o Legalize e A Chave, participando também no projeto do tecladista Fábio Ribeiro, o Blesqui Zátsaz. Também nesta fase, Kiko conhece Seizi Tagima, quando levou sua Ibanez, guitarra posterior à Giannini para regular, e assim conheceu o atelier deste famoso luthier. Depois deste encontro, Kiko e Seizi desenvolveram uma guitarra que veio a ser o protótipo da Tagima Zero e substituiu sua Ibanez. Kiko utilizou tanto seu protótipo quanto as Tagima Zero por muitos anos e recentemente desenvolveu dois novos modelos, a Tagima K1 e a Tagima K2.

Aos dezenove anos foi convidado para entrar no recém formado Angra. A partir daí sua história se confunde com a história desta banda. Kiko teve de se dedicar por tempo integral ao Angra, pois os resultados perante crítica e público desde a primeira demo, de 1992, foram surpreendentes.

Em março de 1993 Kiko grava sua vídeo-aula pela produtora MPO, e logo em junho viaja à Alemanha para gravação do primeiro CD do Angra, entitulado Angels Cry. O Angels Cry, em sua estréia, obteve grande repercussão, principalmente no Japão, onde alcançou disco de ouro!


Fonte:Lastfm


Nenhum comentário:

Postar um comentário